O QUE CAUSA O CERATOCONE?
- Dr. Aluízio Rocha Menezes

- 27 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
O ceratocone é um encurvamento anormal da córnea. A córnea é um tecido transparente, que fica na parte anterior do olho, além de proteger o olho, serve como nossa primeira lente natural do olho, a segunda é o cristalino (o qual pode gerar a catarata).
Grande parte da córnea é composta de colágeno. Algumas pessoas apresentam esse colágeno defeituoso e assim menos resistente gerando o ceratocone. A grosso modo, é como se existisse um defeito na lente do seu óculos: imagine que você tem uma miopia de -2,00D e que por algum defeito na fabricação da lente do seu óculos essa lente vem com -2,00 na parte superior e -10,00 na parte inferior; o ceratocone representa esse defeito na parte inferior da córnea o que causa uma distorção na imagem que prejudica bastante os pacientes.
O ceratocone acomete jovens dos 20-40 anos preferencialmente, é um defeito progressivo, que acomete os 2 olhos e a causa é primariamente genética; coçar o olho pode agravar bastante o quadro, portanto é muito importante tratar a alergia ocular.
Ainda não existe cura para o ceratocone mas isso não significa que não existe tratamento. Hoje é cada vez mais raro cegueira por ceratocone. O tratamento vai depender do estágio em que se encontra o ceratocone. Existem abordagens para retardar a progressão da doença (crosslinking) e abordagens para melhorar a visão do paciente (lentes de contato rígidas e anel intraestromal) em casos mais extremos podemos lançar mão do transplante de córnea.
A principal técnica para retardo da doença se chama crossliking. Como dito o ceratocone consiste em uma fraqueza do colágeno e nas suas ligações moleculares, o crosslinking é uma técnica que consiste em fortalecer esse colágeno e suas ligações e assim evitar o aumento do defeito na córnea, infelizmente essa técnica não regride o defeito pre existente ( não corrige a área da lente com -10,00) mas evita que o ceratocone piore (-10,00 evoluir para -15,00) e assim evitando a necessidade de uma terapia mais agressiva como o transplante de córnea.
As lentes de contato rígidas são excelente opções para a melhora visual em pacientes com ceratocone, são abordagens conservadoras (não necessitam de cirurgia) e proporcional excepcional visão, muitos pacientes não se adaptam as lentes devido a um limiar de dor, no entanto a grande maioria quando encaram a lente de contato com paciência e resiliência nos primeiros dias conseguem uma excelente visão com um tratamento simples e provisório sem a necessidade de intervenção cirúrgica.



Comentários